Saiba um pouco sobre a Energia Solar Fotovoltaica no Brasil

Saiba um pouco sobre a Energia Solar Fotovoltaica no Brasil

Energia Solar Fotovoltaica

energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. A célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, é a unidade fundamental desse processo de conversão.

De acordo com estudos realizados, a terra recebe cerca de 174 petawatts (GT) de radiação solar, na zona superior da atmosfera sendo que 30% dessa radiação é refletida para o espaço e o restante é absorvido pelas nuvens, mares e massas terrestres.

A localização geográfica, influencia muito na potencialidade de produção de Energia Solar, sendo que quanto mais proximo da linha do equador, mais radiação solar pode ser captada, e assim mais Energia Solar produzida.

O Brasil é um dos países que tem maior potencial de geração de energia solar no mundo. Pois seu território recebe mais de 3 mil horas de insolação por ano, em função de sua extensão e localização geográfica. Mas mesmo recebendo muito mais luz solar do que a maioria dos países do mundo, o Brasil ainda tem uma baixa produção a partir de sistemas solares tovoltaicos, apenas 0,02% da nossa energia é produzida através de painéis solares, porcentagem essa que vem crescendo a passos largos nos ultimos anos.

A energia solar é um dos meios de produção de energia elétrica que tem o menor impacto na natureza e no ambiente em que vivemos.

Visto que é uma energia renovável e limpa.

Um sistema de energia solar pode ser capaz de fornecer uma produção por mais de 30 anos, com um retorno financeiro mais de 4 vezes o que foi gasto durante esse período.

Além disso é destaque a baixa necessidade de manuntenção, pois essa tecnoligia está cada vez mais avançada.

Vantagens da produção de energia solar no Brasil

Veja algumas das principais vantagens da produção de energia solar:

  • A energia solar é totalmente renovável.
  • A energia solar é infinita.
  • Não faz barulho.
  • Não polui.
  • Manutenção mínima.
  • Baixo custo considerando a vida útil de um sistema fotovoltaico
  • Fácil de instalar.

O Brasil é um dos países que tem maior potencial de geração de energia solar no mundo. Pois seu território recebe mais de 3 mil horas de insolação por ano, em função de sua extensão e localização geográfica. Mas mesmo recebendo muito mais luz solar do que a maioria dos países do mundo, o Brasil ainda tem uma baixa produção a partir de sistemas solares fotovoltaicos: apenas 0,02% da nossa energia é produzida através de painéis solares, porcentagem essa que vem crescendo a passos largos nos ultimos anos.

Veja as regiões brasileiras e o seu potencial energético

tabela

Veja no mapa o potencial Brasileiro